quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Como emagrecer - Carboidratos engordam, gorduras não

Existe uma discussão muito forte hoje em dia comparando carboidratos e gorduras, quais devem ser evitados, quais fazem bem, quais fazem mal e consequentemente várias dietas envolvendo cortes de um ou de outro.
O objetivo desse post é esclarecer um pouco o leitor sobre os dois, assim como informar melhor sobre o que você consome.

Carboidratos - Um breve resumo
Os carboidratos podem ser divididos em carboidratos simples e carboidratos complexos.
Carboidratos complexos incluem: pães, cereais, massas em geral, etc. Eles são digeridos mais devagares, se comparados com os carboidratos simples. Essa digestão mais lenta, oferece um ganho de energia mais contínuo e estável.
Carboidratos simples, possuem a mesma quantidade de energia dos carboidratos complexos (4 calorias por grama consumida), porém a diferença é que eles são digeridos bem mais rapidamente, portanto, carboidratos simples provêem um ganho rápido de glicose na corrente sanguínea, porém, também ocorre deles sairem mais rápido do sangue, e junto com isso a necessidade de consumir mais para manter o nível de glicose no sangue..
Como resultado, é normal sentir mais vontade de comer, o que faz com que muitas pessoas aumentem seu consumo de calorias. Portanto, carboidratos simples (açucares, refrigerantes, doces em geral) devem ser evitados em sua dieta.

Por que os carboidratos engordam e as gorduras não?
Quando você ingere carboidratos, o nível de glicose no seu sangue sobe, e então, seu pâncreas, ao observar o nível crescente de glicose, começa a secretar grandes quantidades de insulina para equilibrar a glicose em seu sangue.
A insulina é o hormônio responsável pelo armazenamento das células de gordura, porém, ao consumirmos gorduras, o nível de glicose no nosso sangue não aumenta, portanto o pâncreas não secreta insulina extra no nosso sangue, portanto as gorduras não são armazenadas em células de gordura.
Quando seu nível de glicose no sangue volta ao normal (mais ou menos 90 minutos depois de consumir os carboidratos), o nível de insulina no seu sangue contínua perto do máximo. Como resultado, a insulina continua armazenando glicose em formato de células de gordura. Então, seu nível de glicose cai abaixo do normal, e você sente fome de novo e acaba consumindo mais carboidratos, e todo o processo começa novamente. Você acaba engordando e sentindo fome ao mesmo tempo.

O que fazer?
Para emagrecer, seu corpo precisa queimar gordura como combustível, porém ele só fará isso se você privá-lo da sua fonte atual de energia: glicose.
Portanto é ideal em uma boa dieta cortar totalmente os carboidratos simples (aqueles que fazem o nível de glicose no sangue subir ainda mais rapidamente), e quando for impossível de cortá-los, substituí-los por carboidratos complexos (massa branca por massa integral, etc).
Mas vale como dica geral, evitar carboidratos em qualquer dieta, é essencial para a queima de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário